Serviços

Análise Técnica de Fluídos Térmicos

Os fluidos para transmissões térmicas podem apresentar excelente performance por muitos anos quando utilizados adequadamente. A análise periódica do fluido possibilita detectar e corrigir antecipadamente problemas de contaminação, degradação térmica, umidade, oxidação, acidez e outros distúrbios que prejudicam o bom funcionamento do sistema. Fluidos que operam constantemente no limite das temperaturas especificadas devem ser analisados periodicamente para que eventuais correções operacionais sejam aplicadas antes da ocorrência de problemas que possam levar a paradas de fábrica e/ou prejudicar a vida útil do sistema. Entre em contato conosco para uma análise de seu fluido térmico. No respectivo laudo de laboratório, os resultados serão comparados com parâmetros típicos, seguidos de recomendações para ações corretivas, se necessárias.

Treinamento Operacional

Nossa experiência indica que problemas significativos constatados em sistemas de transmissão de calor são decorrentes da ausência ou inobservância de procedimentos operacionais básicos, imprescindíveis ao bom funcionamento de um sistema térmico. Com treinamento adequado, operadores e outros profissionais da área poderão identificar e corrigir procedimentos inadequados, que prejudicam o desempenho do sistema, reduzindo custos com ações infrutíferas e, às vezes, até inseguras. A PolyChem oferece treinamentos operacionais customizados para toda sua equipe de operação e de manutenção, que, agregando eficiência ao sistema, reduzem desperdícios e paradas de linha.

Limpeza de Linha

É normal que um sistema operando continuamente sob condições severas, no limite das temperaturas especificadas, acabe levando o fluido a gerar resíduos, contaminações e degradações diversas. Esses resíduos se depositam nas paredes do sistema, formando incrustações indesejáveis, dificultando o controle térmico e comprometendo sensivelmente a eficiência do sistema. Se não removidas, essas incrustações acabam causando entupimentos nas partes mais críticas do sistema, levando a paradas de linha e outras consequências mais sérias. Na hora da substituição do fluido degradado, a PolyChem oferece procedimentos e produtos adequados e seguros para o “flushing” do sistema, garantindo um ambiente descontaminado e limpo para receber o fluido novo.

Recuperação de Fluídos Térmicos

Fluidos térmicos com 20% de contaminações diversas já são considerados impróprios para a transferência de calor. Nestas condições, os resíduos do fluido degradado geram borras e incrustações que estrangulam o fluxo do sistema, acarretando apreciável perda de eficiência térmica, risco operacional e comprometimento dos equipamentos. Se o fluido degradado tiver ponto de ebulição de até 300ºC, é possível recuperá-lo por redestilação. Consulte-nos.

 

• Vantagens da redestilação

Eliminação de contaminantes provenientes da degradação térmica. Redução do consumo de energia (combustível). Diminuição da degradação térmica do fluido em até 5 vezes. Aumento de produtividade no processo. Restabelecimento das características originais do produto.

 

• Redestilação é melhor que incineração

As leis ambientais não permitem a reutilização de fluidos usados como aditivos em outros produtos e nem descartes simples. Descarte seu fluido de forma ambientalmente correta, com certificado de incineração dos resíduos por órgãos responsáveis. Opere de forma legal, ambientalmente correta e com redução de custo!

Auditoria Técnica de Sistemas de Transmissão Térmica

A PolyChem indica parceiros especializados em auditoria técnica para sistemas de transmissões térmicas, que realizam análise crítica do sistema, análise laboratorial do fluido térmico, inspeção dos equipamentos e dos procedimentos operacionais. Com base nesses elementos, é elaborada uma avaliação completa com diagnósticos e recomendações de ações corretivas e preventivas, proporcionando melhorias operacionais importantes.

Projetos de Sistemas de Transmissão Térmica

Parceiros capacitados desenvolvem projetos completos de transmissão térmica para sistemas novos, bem como para ampliações e adaptações. Desenvolvimento de análise completa da relação de custo/benefício da instalação, avaliação energética e determinação dos aspectos dimensionais, incluindo fluxogramas, plantas, balanços térmicos, especificação de materiais e acessórios, recomendação do fluido térmico e procedimentos operacionais.

Montagem de Sistemas de Transmissão Térmica

Além do desenvolvimento de projetos novos ou para ampliações e otimizações de sistemas existentes, parceiros especializados também oferecem serviços de montagens e start-ups, com pessoal e procedimentos qualificados, integrando experiência e capacidade técnica, garantindo não só montagens e start-ups rápidos e seguros, mas principalmente que o sistema realmente opere conforme as especificações de projeto.

Manutenção

Corretiva

Equipes experientes e especializadas conduzem serviços de manutenção, diagnosticando problemas e recomendando ações corretivas eficazes, diminuindo sensivelmente o tempo e os custos de paradas de linha.

 

Preventiva

Planejamento e implantação de programas periódicos de manutenção preventiva; análise do sistema e do fluido térmico; antecipação de situações potenciais de queda de eficiência ou possível parada de linha.

 

Preditiva

Inspeção anual do aquecedor em conformidade com a exigência da Portaria 3214 NR 13 do Ministério do Trabalho, garantindo a segurança do sistema e do fluido na fase líquida.



folheto-polychem