13. Análise Periódica de Fluido Térmico

Curtas
& Boas

Análise Periódica de Fluido Térmico

Análises periódicas do fluido térmico em operação devem fazer parte das melhores práticas de manutenção de quem opera um sistema de transferência de calor. Quando esta prática não é observada, é comum a realização de análises de emergência porque o desempenho do sistema caiu muito ou, simplesmente, porque o sistema deixou de funcionar! Nesta altura do campeonato, não importa saber por que o fluido não foi analisado antes; o que importa é saber o que está errado e como corrigir. Nestas situações é que se percebe a importância do monitoramento do sistema através de análises periódicas do fluido térmico. Muitos problemas operacionais e até mesmo com equipamentos aparecem nas análises, possibilitando a tomada de medidas corretivas antes que se tornem sérios e custosos. Veja quando é recomendável fazer análises:

  1. Sistema Novo. Falhas de engenharia, layout, fluxo, restos de materiais da montagem, etc, podem afetar negativamente o desempenho do sistema. Muitas vezes, esses desvios e anomalias de projeto aparecem nas análises, permitindo correções em tempo hábil e a baixo custo.
  2. Troca de Fluido. Mesmo que a remoção do fluido velho seja seguida de uma limpeza geral, e mesmo que o fluido novo seja da mesma marca do velho, é recomendável uma análise do fluido depois de quatro semanas de operação pós troca.
  3. Para sistemas estáveis, sem queixas operacionais e sem o surgimento de manchas e barulhos estranhos, análises periódicas anuais atenderão às melhores práticas de manutenção.

Outra questão importante sobre análises de fluido térmico diz respeito ao que se deve analisar e quais parâmetros devem ser utilizados como indicadores de conformidade. Óleos lubrificantes e fluidos térmicos são animais bastante diferentes. Análises para óleos lubrificantes não são adequadas para medir alterações nas propriedades de fluidos térmicos. Se souberem o que devem analisar, laboratórios terceirizados podem fazer boas análises, mas nem sempre conseguem interpretá-las corretamente nem recomendar ações corretivas. Portanto, o melhor mesmo é confiar análises de fluidos térmicos aos respectivos fornecedores. No nosso caso, frascos especiais para coleta de amostra, análises, interpretações, laudos e recomendações para ações corretivas são gratuitos para nossos clientes.

Veja, nesta série, o Boletim Informativo No. 1 – Análise de Fluidos Térmicos.

A série Curtas & Boas é um serviço informativo da PolyChem para profissionais da área de transferência de calor por fluidos térmicos.

Também disponível pelo telefone:
19 2516 - 7171.

Comments are closed.