22. Otimizando Seu Sistema

Curtas
& Boas

Otimizando Seu Sistema

Veja aqui alguns aspectos importantes para otimizar o desempenho de seu sistema de transferência de calor e reduzir custos operacionais e de manutenção, inclusive aqueles relacionados com paradas de fábrica não programadas e perda de vendas.

Fluidos térmicos submetidos a condições extremas e em contato com oxigênio apresentam níveis maiores de degradação (quebra molecular) e oxidação. A degradação do fluido, por sua vez, gera resíduos insolúveis, que, ao se depositarem pelas partes internas dos equipamentos, comprometem o fluxo do fluido e, consequentemente, o desempenho da operação, chegando a pôr em risco a integridade do sistema, particularmente das tubulações, que se obstruem com a incrustação dos resíduos. Óleos térmicos minerais, com baixa resistência térmica e à oxidação, apresentam esse quadro de forma mais severa.

A escolha do fluido adequado, boa gestão de manutenção e observação das condições recomendadas para a operação de seus equipamentos são, portanto, fundamentais para garantir o bom desempenho de seu sistema e prolongar sua vida útil. Igualmente, uma limpeza de linha, sempre que uma análise de laboratório indicar essa necessidade protege seus equipamentos, aumenta a produtividade da operação e reduz custos, tanto de energia quanto de manutenção, além de evitar perda de vendas por paradas de fábrica não programadas.

A PolyChem assessora seus clientes na escolha do fluido mais adequado às características da operação, e também lhes oferece, gratuitamente, análises periódicas do fluido em uso, permitindo assim um diagnóstico precoce das condições do sistema, facilitando a tomada de ações preventivas e corretivas.

A série Curtas & Boas é um serviço informativo da PolyChem para profissionais da área de transferência de calor por fluidos térmicos.

Também disponível pelo telefone:
19 2516 - 7171.

Comments are closed.