Análises periódicas do fluido térmico em operação devem fazer parte das melhores práticas de manutenção de quem opera um sistema de transferência de calor. Quando esta prática não é observada, é comum a realização de análises de emergência porque o desempenho do sistema caiu muito ou, simplesmente, porque o sistema deixou de funcionar! Nesta altura do campeonato, não importa saber por que o fluido não foi analisado antes; o que importa é saber o que está errado e como corrigir. Nestas situações é que se percebe a importância do monitoramento do sistema através de análises periódicas do fluido térmico. Muitos problemas operacionais e até mesmo com equipamentos aparecem nas análises, possibilitando a tomada de medidas corretivas antes que se tornem sérios e custosos. Veja quando é recomendável fazer análises:
- Sistema Novo. Falhas de engenharia, layout, fluxo, restos de materiais da montagem, etc, podem afetar negativamente o desempenho do sistema. Muitas vezes, esses desvios e anomalias de projeto aparecem nas análises, permitindo correções em tempo hábil e a baixo custo.
- Troca de Fluido. Mesmo que a remoção do fluido velho seja seguida de uma limpeza geral, e mesmo que o fluido novo seja da mesma marca do velho, é recomendável uma análise do fluido depois de quatro semanas de operação pós troca.
- Para sistemas estáveis, sem queixas operacionais e sem o surgimento de manchas e barulhos estranhos, análises periódicas anuais atenderão às melhores práticas de manutenção.
Outra questão importante sobre análises de fluido térmico diz respeito ao que se deve analisar e quais parâmetros devem ser utilizados como indicadores de conformidade. Óleos lubrificantes e fluidos térmicos são animais bastante diferentes. Análises para óleos lubrificantes não são adequadas para medir alterações nas propriedades de fluidos térmicos. Se souberem o que devem analisar, laboratórios terceirizados podem fazer boas análises, mas nem sempre conseguem interpretá-las corretamente nem recomendar ações corretivas. Portanto, o melhor mesmo é confiar análises de fluidos térmicos aos respectivos fornecedores. No nosso caso, frascos especiais para coleta de amostra, análises, interpretações, laudos e recomendações para ações corretivas são gratuitos para nossos clientes.
Veja, nesta série, o Boletim Informativo No. 1 – Análise de Fluidos Térmicos.